terça-feira, 12 de julho de 2011

OQUE ACONTECE...

RODA DE CAPOEIRA

A capoeira é a única luta que é praticada ao som de instrumentos e cantos, que podem ser em forma de: ladainhas, quadras e corridos, narrando, às vezes, um lamento, uma oração, um aviso, uma reza, um agrado, um desafio, um elogio, um fato, uma historia ou até mesmo uma ofensa.
“A música e a capoeira andam juntas. No entanto, essa interação, ainda hoje, é mais importante do que parece, mas nos registros históricos da capoeira, lá estava a música, seja servindo de disfarce para ocultar a sua prática, seja para animar os praticantes, o mesmo para definir o ritmo e o estilo de jogo”, diz Costa 1993.
LADAINHA: são cantigas de saudação no inicio do jogo de angola, podendo ser um aviso, uma reza, um lamento, um desabafo, um agrado ou mesmo um desafio.
QUADRAS: são versos que contam pequenos trechos da historia da capoeira em seus diversos aspectos.”As quadras podem ser cantadas em qualquer toque com banguela” (Almeida, 1994).
CORRIDOS: são versos ás vezes, palavras que solista canta e o coro responde da mesma forma.Os corridos são executados sempre com o toque ² São Bentos Grandes da regional’’.
A roda é, antes de qualquer outro aspecto, uma maneira de harmonizar e equilibrar as formas e as energias presente na capoeira.Simbolicamente todos os presentes têm a mesma importância funcional (quer dizer não existe nenhum ponto da roda que seja privilegiado em termos de visão de participação, por exemplos), além disso, a disposição das pessoas na roda dão uma importante contribuição harmônica; a voz de todos tem uma participação igual, em termos de oportunidade, ficando claro que as diferenças são promovidas pelo volume ou timbre das vozes. Mas todos têm igual oportunidade de jogar sua voz na roda e com influenciar na energia que esteja no ar. Todos, portanto, são igualmente importantes na roda de capoeira.

A roda de capoeira movimenta grande quantidade de energia, devido à soma de todas as energias presentes, além de atrair outras esferas que estão próximas de nós não é a toa que os capoeiristas se transportam para um estágio superior de vibração. Infelizmente, como a roda tem o poder de atrair as forças da natureza, às vezes costuma-se atrair forças desequilibradas ou negativas, para evitar tal influência, os capoeiristas devem manter-se atentos e zelarem pelo bem – estar geral.O tamanho oficial da roda de capoeira è; 2,5 de raio.
MACULELE
Dança dramatizada que se originou nas plantações de cana de açúcar na cidade de Santo Amaro, na Bahia, durante período colonial.O maculele era dançado pelos escravos em comemoração à colheita em épocas de festas religiosas, mas era utilizado também como meio de defesa, por ser uma dança –luta de muita violência.

PUXADA DE REDE

Manifestação popular na qual as pessoas saem a noite para pescaria, munidos de redes, cestos e durante o tempo todo, cantam e dançam para Iemanjá, a deusa do mar, rogando uma noite de paz e fartura.

SAMBA DE RODA

É A forma mais primitiva e autentica do samba brasileiro, por ser a dança que os escravos realizam dentro das senzalas nos seus momentos de descanso e lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário