A palavra capoeira não é africana. Ela vem do tupi Kapu’era e possui dois significados. Designa tanto mato ralo ou roçado, como a gaiola onde eram transportados pequenos animais. Quanto ao vocábulo no sentido do ‘‘jogo de capoeira’’ a s suposições são variadas por se dizer que:
. O negro fujão ‘‘caiu na capoeira’’
. O escravo fugido procurava a capoeira – mato onde podia se movimentar com maior facilidade
. O exercício de dois indivíduos que se batem por mero divertimento se parece tanto com a briga de galo (capão)
. O macho de uma pequena perdiz, chamado capoeira, era muito ciumento e travava lutas com seus rivais e ‘‘os passos de destreza desta luta foram comparados com o dos homens”
. Os escravos traziam capoeiras (cestos) de galinhas para o mercado (da rua da praia de D.Manuel, no Rio de Janeiro) divertiam - se jogando capoeira, e o nome do objeto passou para pessoa a ela relacionada.
Vale lembrar que a capoeira era praticada como luta por negros escravos em busca da liberdade e não se pode deixar de observar que o jogo da capoeira não existe e nem é praticada em terras africanas. É comum dividir a história em três período: escravidão, marginalidade e ensino nas academias.
Escravidão: a capoeira, uma forma de luta teria se disfarçado em dança para iludir e contornar a proibição e sua prática por parte de brancos feitores e senhores de engenho.
Marginalidade: após a abolição da escravatura, em 1888, ex-escravos capoeiristas não teriam encontrado lugar na sociedade e caíram na marginalidade, levando consigo a capoeira que acabou proibida por lei.
ENSINO NAS ACADEMIAS: NA DÉCADA DE TRINTA FOI REVOGADA A LEI QUE PROIBIA A PRÁTICA E ABRIAM-SE AS PRIMEIRAS ACADEMIAS EM SALVADOR: A CAPOEIRA SAIU DAS RUAS – E DA MARGINALIDADE – E COMEÇOU A SER ENSINADA E PRATICADA EM RECINTOS FECHADOS.
SEGUNDOS A ENCICLOPÉDIA BRASA, A CAPOEIRA É LUTA ATLÉTICA, DE DESTREZA, BASEADO EM ESQUIVAS (AOS LUTADORES É VEDADO SEGURAR OU BLOQUEAR QUALQUER GOLPE), CUJA FINALIDADE É DERRUBAR O ADVERSÁRIO PELO DESEQUILÍBRIO. SURGIU NO BRASIL PRESUMIVELMENTE NO SÉCULO XVL, ENTRE OS DESCENDENTES DE ESCRAVOS BANTOS PROCEDENTES DE ANGOLA. O ACOMPANHAMENTO MUSICAL, USADO AINDA HOJE NA CAPOEIRA, TERIA SERVIDO PARA MASCARAR AS VERDADEIRAS INTENÇÕES DOS ESCRAVOS: EXERCITAR-SE PARA ENFRENTAR, EM ÉPOCA OPORTUNA, O BRAÇO ARMADO DO BRANCO.
ALVO DE CONSTANTES PERSEGUIÇÕES POLICIAIS POR TODO O PAÍS ATE AS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉC: XX, A CAPOEIRA SOBREVIVEU A TODAS RESTRIÇÕES E PASSOU A DESPERTA PROGRESSIVO INTERESSE DE INSTITUIÇÕES ESPORTIVAS E DE AFICIONADOS DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS.
EM 1973 INSTITUCIONALIZOU-SE COM PRATICAS DESPORTIVA REGULAMENTADA.AS COMPETIÇÕES DE CAPOEIRA SE REALIZAM EM QUATRO MODALIDADES: INDIVIDUAL, DUPLAS, CONJUNTO E EQUIPES.OS GOLPES DESFERIDOS PELOS LUTADORES, TAMBÉM DITOS JOGADORES OU ATLETAS, SE CLASSIFICAM EM TRÊS GRUPOS: OS LIVREMENTE PERMITIDOS, OS PERMITIDOS SOB CONTROLE E OS PROIBIDOS.A LUTA TEM INICIO QUANDO A BATERIA (AQUELES QUE TOCAM OS INSTRUMENTOS), ASSIM O SINALIZA.O SOM DE INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO, ENTRE OS QUAIS PREDOMINA O BERIMBAU, E DAS PALMAS RITMADAS DOS CIRCUNSTANTES PONTUA RITMICAMENTE TODA A LUTA.
DURANTE A COMPOSIÇÃO, A DECISÃO DE UM ENCONTRO E TOMADA POR UM ÁRBITRO, DE ACORDO COM A CATEGORIA QUE ESTEJA SENDO DISPUTADA. NAS PROVAS DE CONJUNTO E DUPLAS O VENCEDOR É ESCOLHIDO PELO NÚMERO DE PONTOS; NAS INDIVIDUAIS E DE EQUIPES, POR PONTOS, DESISTÊNCIAS, DESCLASSIFICAÇÃO E DESQUALIFICAÇÃO. A CONTAGEM DE PONTOS CABE AOS JURADOS, QUE SÃO EM NÚMERO DE TRÊS, PARA AS COMPETIÇÕES INDIVIDUAIS E POR EQUIPES, E CINCO, PARA AS DE CONJUNTO E DUPLAS. TANTO O ÁRBITRO COMO OS JURADOS SE SUBORDINAM AO DIRETOR DE COMBATE. PARA A CONTAGEM DE PONTOS NAS COMPETIÇÕES INDIVIDUAIS E POR EQUIPES OBSERVAM-SE OS SEGUINTES ITENS: TÉCNICA, DEFESA (HABILIDADE PARA ANULAR, DESVIAR OU ATENUAR OS EFEITOS DOS GOLPES), FUGA E FALTA.
Para o bom desenvolvimento do atleta e correto a prática do atleta do esporte é essencial:a técnica,a defesa, a eficiência, a objetividade, a resistência, a aplicação de golpes, a vestimenta, o ritual, o ritmo, os toques e cânticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário