terça-feira, 12 de julho de 2011

INSTRUMENTAÇÃO

PANDEIRO

O pandeiro è um instrumento de percussão, próprio para marcar ritmos. Compô-se de armação circular de madeira, com aberturas espaçadas em que se colocam uma ou mais rodelas de metal chamadas “soalhas de arames. Uma das bases è recoberta por uma pele esticada. Quando se vira o instrumento, ou nela se bate com a palma da mão, a soalha chocam -se entre si, produzido som característico”.
Trata-se de um instrumento muito antigo, já conhecido dos romanos e árabes, cujos pandeiros não tinham pele. No Brasil, trazido pelos portugueses, o pandeiro fazia parte da primeira procissão de Corpus Christi, realizada na Bahia, em 13 de junho de 1549.Depois de ter sido esquecido após a metade do Século XIX, voltou a  ter uso intensivo em rodas de capoeira, escolas  de sambas e nos conjuntos rítmicos , espalhando –se de novo por todo o país .
ATABAQUE
O atabaque foi muito defendido na África, mas, foi trazido para o Brasil por “mãos portugueses “ Num primeiro momento, o atabaque era usado em festas religiosas.
Por alguns tempos, foi abolido das rodas de capoeira. Para Bimba, era uma forma das pessoas não acharem que a capoeira tinha elementos do candomblé.
È geralmente feito de madeira de lei como o jacarandá, cedro ou mogno cortado em ripas largo e preso umas as outras com arcos de ferro de diferentes diâmetros que, de baixo para cima dão aos instrumentos uma forma cônico cilíndrica, na parte superior, a mais larga, são colocadas ‘‘travas’’ que prendem um pedaço de couro de boi bem curtido e bem esticado.
RECO-RECO 
O reco-reco è um instrumento utilizado, tradicionalmente, na capoeira Angola.
Reco-reco antigamente não è como os de hoje, era feito da cabaceira (mesmo da cabaça do berimbau) das que fossem cumpridas, então era serrado, na superfície, fazendo-se vários cortes, não muitos profundos, um do lado do outro, onde era esfrega a baqueta, como nos reco-reco dos dias de hoje. Hoje são feitos de gomos de bambu ou de madeira.
AGOGÒ
Instrumento de origem africana composto de um pequeno arco, uma alça de metal com um “cone’’metálico em cada uma das pontas, estes “cones’’ são  de tamanhos diferente ,portanto  produzido sons diferente que também são produzidos com o auxílio  de um ferrinhos que é batido nos “cones “ O agogô e um instrumento , tradicionalmente ,utilizado na  capoeira angola .
BERIMBAU
O berimbau è um arco de madeira específica de mais ou menos um metro e meio, cuja extremidade são ligadas. De um lado fica a cabaça, que è presa por um cordão. Utilizado –se uma moeda ou dobrão e uma vareta (baqueta) que ao tocar o fio produz sons diferentes. Sua origem e desconhecidas, mas sua utilização está ligada aos primeiros registros da capoeira.
Conta Mestre Pastinha que o berimbau também era usado como arma. Os capoeiras colocavam uma faca na ponta do instrumento e atacavam os policias que os perseguiam.O berimbau transformava-se em foice de mão.
Os berimbaus são de três tipos “viola’’ (agudo) “médio’’ ( solo ) e ‘‘berra- boi’’(grave ), determinados pelo tamanho da cabaça .
No jogo da capoeira Angola, são utilizados três berimbaus. Os toques característicos desse estilo são os seguintes; São bentos Pequenos, Angola e São Bento grande. (diferentes do toque de São Bento Grande De angola) e o mais característico da capoeira regional.
Os toques e que ditam o estilo do jogo, o ritmo em que deve ser jogado. Ditam também quem deve jogar.O toque de iúna, por exemplo, e só para mestres (Bimba, em geral, não formava mestres e sim alunos e só estes últimos e que podiam jogar na iùna) e, segundo relatos, foi criado para homenagear mestres que já morreram. No entanto, no Rio de Janeiro só jogam os mestres quando iúna e tocada. Ditam também como deve ser jogada a Capoeira, por exemplo, o toque Santa Maria que deve ser jogado sem colocar as mãos no chão.  
As partes de um berimbau são:
BAQUETA: a baqueta ou vaqueta é uma vara de madeira com cerca de 40 centímetros de comprimento, sendo fina ou grossa. Alguns capoeiristas passam verniz na baqueta.
CABAÇA: é a caixa de ressonância. Feitas com o fruto de cabaceira, árvore comum no Norte e no Nordeste, pode ser oval (coité) ou pode ser formada por duas partes, quase se arredondadas, interligadas. Depois de seca e cortada, tiram-se a semente antes de ser lixada.
CAXIXI: é uma pequena cesta de palha, com fundo de couro, usada como chocalho. Tem de 10 a 15 centímetros de altura, cerca de seis centímetros de diâmetro na base (essas medidas variam) e um recheio de sementes, pedrinhas ou pequenos búzios.
CORDA: já foi o cipó, um fio de latão, um arame de cerca e mais recentemente, fios de aço retirados dos pneus. O mais comum, hoje, é usar o aço vendidos em carretéis.
DOBRÃO: nome tomado de moeda de 40 réis, é uma peça de cobre com aproximadamente cinco centímetros de diâmetros. No entanto, utiliza-se também pedra-sabão ao invés do dobrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário